Se você sofre de disfunção erétil, isto é o que tem de comer

Se você sofre de disfunção erétil, isto é o que tem de comer

Conhecida popularmente como impotência, ela limita a vida sexual de muitos casais. Mas sua dieta pode ser parte da solução. A disfunção erétil (DE) é uma condição que torna a pessoa incapaz de ter uma ereção ou de mantê-la firme o suficiente durante relacionamentos íntimos . É uma doença grave cuja incidência aumenta à medida que o homem envelhece. Em Espanha, 2% dos homens com menos de 40 anos sofrem desta doença, cerca de 52% entre os 40 e 70 anos e mais de 85% entre os com mais de 80 anos. “Nesse sentido, manter uma alimentação saudável desempenha um papel importante na prevenção e no tratamento desse problema”  Como explica a médica e nutricionista Ana Esteban ao Alimente , “pode ter múltiplas causas, como o comprometimento do fluxo sanguíneo para o pênis ou alterações nos hormônios que regulam todo o processo. Nesse sentido, manter uma alimentação saudável tem um papel importante na prevenção e no tratamento desse problema ”.

Portanto, “uma dieta que reduza o risco de doenças vasculares (das artérias e veias) terá um impacto positivo neste problema. Nesse sentido, controlar o peso, manter níveis ideais de colesterol e triglicerídeos no sangue, evitar níveis elevados de açúcar e hipertensão são essenciais ”, completa.

As causas

Na verdade, os fatores que aumentam suas chances de desenvolver DE incluem:

O processo natural de envelhecimento

Tem alguns problemas de saúde, como diabetes tipo 2 ou doença cardíaca

Tomar certos medicamentos, incluindo antidepressivos ou aqueles prescritos para pressão arterial

Sofrendo de ansiedade ou depressão

Fumaça

Consumir muito álcool

Estar acima do peso ou ser obeso

Ser fisicamente inativo

Dieta mediterrânea

Sabe-se que a doença cardiovascular e a disfunção erétil compartilham os mecanismos subjacentes da disfunção endotelial . Refere-se à incapacidade dos vasos sanguíneos de relaxar adequadamente e se alargar para permitir que o sangue flua, conforme demonstrado em um estudo com 32 pacientes publicado no ‘Your Sexual Medicine Journal’. A boa notícia é que há evidências de que a dieta mediterrânea reduz a possibilidade de doenças cardiovasculares. Uma revisão de 2017 de quatro estudos, publicada no ‘Central European Journal of Urology’, liderada por Simona Di Francesco, da Universidade de Chieti-Pescara, na Itália, descobriu que seguir uma dieta mediterrânea também ajudou a reduzir o risco de disfunção erétil em homens, bem como melhorar a função sexual.

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O Dr. Esteban lembra que a dieta mediterrânea “é benéfica no combate a esse distúrbio porque protege a saúde cardiovascular e é rica em antioxidantes e outras moléculas que promovem a circulação sanguínea. As gorduras saudáveis, como a encontrada no azeite de oliva, são importantes para a síntese do sexo hormônios. ” Além disso, o alto teor de substâncias antiinflamatórias e antioxidantes, como flavonóides e polifenóis, que existem em vegetais, frutas e vegetais ajudam a proteger o corpo do estresse oxidativo e permitem uma melhor circulação. É, portanto, que comer esses alimentos em maior medida beneficia os homens:

Legumes

Frutas

Azeite de oliva

Peixe

Legumes

Grãos inteiros

E não só, o Dr. Esteban acrescenta: “O cacau , que contém um alto teor de flavonóides com efeitos benéficos na circulação sanguínea; a melancia, por estar associada a uma melhor circulação sanguínea, aparentemente devido ao seu alto teor de citrulina, licopeno e carotenóide, e embora os pistaches em particular tenham sido discutidos por um tempo , um estudo recente indica que o consumo de nozes em geral, em uma base regular, melhora a função erétil. É possível que a combinação de gorduras, minerais saudáveis ​​e fitonutrientes sejam a causa desse efeito benéfico. “

Flavonóides

Os flavonóides são um grupo de compostos vegetais chamados fitonutrientes, encontrados em frutas e vegetais. Eles podem melhorar a função endotelial e a pressão arterial. Um estudo prospectivo de 10 anos, publicado no ‘American Journal of Clinical Nutrition’ com 25.096 homens de meia-idade, indicou que aqueles que consumiram mais flavonóides tiveram uma incidência menor de disfunção erétil de 9-11% em comparação com aqueles que ingeriram menos. Os autores descobriram que a probabilidade de disfunção erétil foi reduzida em até 19% naqueles que comeram os seguintes seis alimentos e bebidas ricos em flavonóides:

Morangos

Amoras

Vinho tinto

Maçãs

Peras

Produtos cítricos

Além disso, a ingestão total de frutas foi associada a uma redução de risco de até 14%.

L-arginina

É um aminoácido obtido de alimentos ricos em proteínas. O corpo o usa para fazer óxido nítrico . É uma molécula que dilata e relaxa os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo sanguíneo para o pênis. Algumas pesquisas sugerem que os níveis de L-arginina são mais baixos em homens com DE.

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Os alimentos que são boas fontes de L-arginina incluem aves, carnes vermelhas, peixes, nozes e laticínios.

Fibra

Como lembra a Dra. Ana Esteban, “a fibra fornecida pelos vegetais e fibra na dieta mediterrânea ajuda a controlar os níveis de açúcar e, assim, prevenir o aparecimento de diabetes. Também melhora o controle de peso e contribui para a manutenção da flora intestinal. Todos esses fatores contribuem para melhorar o sistema cardiovascular saúde e melhor equilíbrio hormonal. “

Evitar

A nutricionista reitera: “Os alimentos a evitar são aqueles que prejudicam a saúde cardiovascular e o equilíbrio das nossas hormonas e, entre eles, se destacam”:

O açúcar e os carboidratos refinados, como os encontrados nas tortas.

As gorduras trans, hidrogenadas, também estão presentes em alimentos ultraprocessados.

O abuso de álcool está associado à disfunção erétil.

Fumar, embora não seja um alimento, é um hábito com efeitos muito perniciosos na saúde vascular ”.