Como domar cabelos crespos e ralos da menopausa

Como domar cabelos crespos e ralos da menopausa

O cabelo crespo e ralo da menopausa não era o que eu esperava quando ansiava por uma vida sem períodos. Assistindo minha mãe passar pela perimenopausa e menopausa, eu estava familiarizado com os indesejáveis ​​efeitos colaterais da rude partida do estrogênio. Eu pensei que poderia lidar com ondas de calor, suores noturnos, mudanças de humor e uma cintura crescente em troca de perder a fera vermelha recorrente. Afinal, durante duas semanas por mês, tive muitos dos mesmos sintomas, além de cólicas debilitantes. Mas fui pego de surpresa pelo que essas mudanças hormonais fariam no meu cabelo!

Pouco depois da transição da perimenopausa para a menopausa, comecei a notar tufos de cabelo no ralo do chuveiro e pequenas manchas calvas no couro cabeludo. E meu cabelo antes sedoso começou a ficar crespo e fino, como o palhaço Bozo sem o corpo.

O que causa cabelos crespos e ralos na menopausa?

Na menopausa, os níveis de estrogênio e progesterona caem, mas os hormônios masculinos, conhecidos como androgênios, caem mais lentamente com o tempo. O desequilíbrio entre o estrogênio e a progesterona em comparação com os androgênios faz com que o cabelo em nossa cabeça fique mais fino e o cabelo em nosso rosto cresça. Essas mesmas alterações hormonais fazem com que nosso cabelo fique mais seco, fino e quebradiço, pois o  estrogênio também controla a hidratação do corpo .

Quando o cabelo está seco, fino e quebradiço, também é mais propenso a frizz.

Outras condições, como doenças da tireoide, anemia e doenças autoimunes, também podem afetar o cabelo seco e ralo, portanto, consulte o seu médico para verificar se essas condições não estão presentes.

Embora não possamos fazer nada para reverter o relógio, existem várias maneiras de atenuar alguns dos piores aspectos do cabelo da menopausa.

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Quais são algumas maneiras de domar cabelos crespos e ralos na menopausa?

1. Dieta

Uma dieta saudável não é apenas essencial para nossa saúde e condicionamento geral, mas também pode ajudar a deixar nosso cabelo mais espesso, forte e brilhante. De acordo com a  WebMD , ácidos graxos ômega-3, vitaminas B-6 e B-12, ácido fólico e proteínas, todos desempenham um papel importante no cabelo saudável.

Você pode encontrar ômega-3 em peixes gordurosos como salmão ou atum, e em nozes, como nozes e amêndoas.

Alimentos como banana, batata e espinafre contêm vitamina B6, enquanto proteínas como carne, peixe, aves e laticínios contêm vitamina B12. Tomates, frutas cítricas, grãos inteiros e feijões têm bastante ácido fólico, o que também promove cabelos bonitos e saudáveis.

2. Suplementos vitamínicos

A melhor maneira de obter vitaminas essenciais é por meio de alimentos ricos em nutrientes, pois nosso corpo absorve os nutrientes melhor por meio da alimentação do que por meio de suplementos. Mas, se você é deficiente em certos nutrientes, deve considerar suplementos vitamínicos para tratar a deficiência. De acordo com a  Healthline , deficiências em vitaminas AD, zinco e ferro podem levar à queda de cabelo, e os suplementos podem neutralizar essas deficiências se forem tomados de maneira adequada em consulta com seu médico. Embora a deficiência de proteína também possa levar à queda de cabelo, a maioria das pessoas nos países ocidentais obtém toda a proteína de que precisa por meio da alimentação e não precisa de suplementos protéicos.

3. Água

A nutricionista Amanda Foti disse  à InStyle  que “seu cabelo é um quarto de água, então, quando você não bebe líquidos adequados, seu corpo conserva água para outros órgãos vitais. Isso pode levar à perda de cabelo, afinamento e quebra. ” Portanto, entre os 25.000 outros benefícios de beber água, ela ajuda nosso cabelo a ficar mais grosso e forte também!

4. Cuidado adequado do cabelo

Uma variedade de produtos e estratégias de tratamento capilar, desde o uso de xampus e condicionadores de qualidade até certos tipos de toalhas e fronhas, podem ajudar a domar os cabelos crespos e ralos da menopausa. Aqui estão algumas opções.

Use um shampoo e condicionador de qualidade

Se você deseja domar os cabelos crespos e ralos da menopausa, deve procurar certos ingredientes e evitar outros completamente.

Evite shampoos com lauril sulfato de sódio ou lauril sulfato de sódio e, em vez disso, procure lauril glucosídeo, disse o químico cosmético Perry Romanowski ao  Everyday Health . Embora os sulfatos nos dêem a espuma exuberante que cria essa sensação de limpeza, eles são agressivos e danificam o cabelo sensível.  A Healthline  relata que os sulfatos podem retirar a oleosidade natural do cabelo e torná-lo crespo. Em vez disso, o lauril glicosídeo é mais suave, deixando nosso cabelo mais saudável e forte. Este ingrediente é tão suave que é  usado em produtos orgânicos para bebês , como lenços umedecidos e loções para bebês!

Romanowski também apregoa os benefícios do óleo de coco em condicionadores para melhorar a força do cabelo, bem como óleo de palma, óleo de jojoba e azeite de oliva para melhorar o brilho e a umidade.

De acordo com  Beautytalk.com , o óleo de coco é rico em vitaminas antioxidantes E e K e seus ácidos graxos penetram no cabelo para fortalecê-lo.

O óleo de jojoba é derivado do arbusto de jojoba, encontrado nos desertos da América do Norte.  Zain Husain, MD , dermatologista certificado pelo New Jersey Dermatology & Aesthetics Center, disse ao  Prevention.com  que o óleo de jojoba contém vitaminas B e C, bem como zinco e cobre, que ajudam a nutrir o cabelo para ajudá-lo a crescer e manter é grosso.

A colorista Bridgette Hill do  Paul Labrecque Salon e Skincare Spa  explicou à  Cosmopolitan que o azeite de oliva pode reter a umidade na fibra capilar, o que ajuda na elasticidade e reduz a fragilidade. Embora, se seu cabelo for fino ou com tendência a caspa, você pode evitar usar azeite de oliva puro no cabelo. O azeite pode deixar o cabelo mais pesado e alimentar o fermento que cria esses flocos brancos nojentos.

Aplicar máscaras capilares

Todos nós conhecemos e amamos máscaras faciais, mas máscaras de cabelo são igualmente importantes. Eles fornecem aquele condicionamento extra de que precisamos para deixar nosso cabelo saudável e forte enquanto doma o crespo! Siga as instruções da máscara e certifique-se de deixá-la com tempo suficiente para fazer o truque!

Procure máscaras que contenham óleo de coco (ótimo para quase tudo) e mel para aumentar a força do cabelo e limitar as pontas duplas (veja acima).

Para hidratação e brilho, experimente uma máscara com  óleo de argan , que é rico em antioxidantes e vitaminas, incluindo vitamina E. Derivado da árvore de argan, o óleo de argan melhora a elasticidade do seu cabelo, tornando-o macio e brilhante.

Outro ótimo ingrediente para hidratação é a manteiga de karité, que é derivada da noz da árvore africana do karité. A manteiga de karité contém uma variedade de ácidos graxos e contém vitaminas A e E.

De acordo com  bespotted.org , a manteiga de karité hidrata e acalma o couro cabeludo, o que ajuda a prevenir a psoríase e a caspa, ao mesmo tempo que torna o cabelo mais forte. E, como o óleo de argan, deixa o cabelo mais brilhante e evita pontas duplas.

Os abacates não são apenas saborosos de comer, mas seus óleos fazem maravilhas quando aplicados no cabelo também! De acordo com o  Medical News Today , o óleo de abacate tem toneladas de vitaminas, minerais e antioxidantes que podem prevenir a quebra e melhorar a elasticidade.

Quando aplicado no couro cabeludo, também pode reduzir a caspa, ao contrário do azeite, que pode ter o efeito oposto.

Evite produtos com álcool de secagem

Nem todos os álcoois são ruins para o cabelo, mas você deve evitar certos álcoois para evitar que resseque.

Dois tipos de álcool são usados ​​em produtos para os cabelos – álcoois secantes e álcool emulsificante. De acordo com  farbotanicals.com , álcoois secantes são adicionados a produtos para cabelo e pele para reduzir o tempo de secagem. Mas eles deixam o cabelo seco, quebradiço e crespo. Esses álcoois são etanol, álcool SD, álcool SD 40, álcool desnaturado, propanol, álcool propílico e álcool isopropílico.

Por outro lado, os álcoois emulsificantes têm o efeito oposto, hidratando os cabelos para torná-los saudáveis ​​e macios. Esses álcoois são derivados de plantas e incluem álcool laurílico, álcool cetílico, álcool miristílico, álcool estearílico, álcool cetearílico e álcool beenílico.

Reduz o tempo de secagem

É do conhecimento comum que produtos de aquecimento, como secadores de cabelo, contribuem para cabelos crespos e ralos na menopausa. No entanto, alguns de nós não podem sair pela porta sem uma explosão porque, se deixarmos secar ao natural, nosso cabelo fica ainda mais crespo. Não se preocupe. Existem algumas estratégias simples que podemos empregar para reduzir o impacto da secagem no cabelo.

Em vez de usar uma toalha de pano turco padrão para secar o cabelo, use uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão. Toalhas de pano felpudo podem  tornar o fio do cabelo áspero , causando frizz e piorando as pontas duplas. Mas as toalhas ou camisetas de microfibra eliminam o excesso de água sem danificar o cabelo.

Depois de remover o excesso de água, deixe secar 90% antes de secar. Isso reduzirá o tempo de secagem e ainda permitirá que você sopre o cabelo para um acabamento suave.

Dormir em uma fronha de seda

A Good Housekeeping testou fronhas de seda e descobriu que dormir sobre fronhas de seda não apenas reduzia as rugas, mas também evitava cabelos crespos. Fronhas de seda criam menos fricção do que outros tecidos, o que reduz as chamadas “rugas de esmagamento” de dormir de lado e diminui o frizz. A seda também seca menos do que o algodão, que é mais poroso e sedoso e absorve mais umidade do cabelo e da pele.

A menopausa não precisa ser uma sentença de morte para ter um cabelo bonito. Só precisamos dar alguns passos extras para preservar nossos luxuosos cadeados. Experimente uma dieta saudável, com bastante água e estas dicas de cuidados com os cabelos e você domará os cabelos crespos e ralos da menopausa para sempre! (ou pelo menos nos próximos anos)