Chá Verde para o que precisa saber ?

Chá Verde para o que precisa saber ?

O que poderia fazer o chá verde funcionar?

Muitas pessoas que usaram o chá verde para reverter seus problemas de queda de cabelo atribuem os efeitos aos altos níveis de antioxidantes . Outras maneiras pelas quais pode contribuir para o crescimento do cabelo e a prevenção da queda de cabelo são:

Melhora a circulação de hormônios e melhora o fluxo sanguíneo

Ajuda a inibir a produção de testosterona e interfere na conversão em DHT

Contém um potente antioxidante denominado

Há evidências científicas de que o chá verde pode ajudar na perda de cabelo?

Aqui está uma olhada em alguns estudos que destacam os benefícios do chá verde, uma vez que, direta e indiretamente, está relacionado à queda de cabelo.

Prefeitura de Saitama, Japão

Pesquisadores do Saitama Cancer Center publicaram um artigo que mostrou que uma determinada citocina, o fator de necrose tumoral alfa, tem efeitos no cabelo e pode resultar em queda de cabelo

O chá verde é capaz de suprimir a produção e o desenvolvimento de TNF-alfa, o que pode torná-lo uma cura para a queda de cabelo

Além disso, o documento incluiu informações sobre o crescimento do cabelo como resultado da ingestão de muito chá verde e o efeito que isso tem sobre o DHT, sendo este último relacionado à calvície e ao crescimento do cabelo na puberdade.

Califórnia, EUA (2005)

Um estudo mais direto foi realizado em 2005, e testou os efeitos da ingestão de chá verde (e mais especificamente, seus compostos polifênicos) no crescimento do cabelo em camundongos

Existem efeitos colaterais conhecidos do chá verde?

Não houve casos relatados de toxicidade em pessoas que bebem chá verde. No entanto, pode ocorrer toxicidade ao usar o extrato de chá verde. As folhas de chá verde contêm polifenóis, e EGCG tem a maior concentração de todos os polifenóis ( ).

Isso não causa problemas se você estiver apenas bebendo o chá, mas um extrato tomado como suplemento contém uma concentração muito mais alta do que apenas o chá quente.

Foi documentado que altas doses de EGCG podem causar danos ao fígado e agravar quaisquer problemas hepáticos existentes Como tal, o extrato de chá verde deve ser tomado com alimentos e nunca com o estômago vazio.

Se você estiver usando o extrato de chá verde e desenvolver quaisquer sintomas associados a danos no fígado (dor abdominal, cor incomum, urina escura ou se desenvolver sinais de icterícia), pare de usá-lo e consulte o seu médico.

Leia mais em: Follichair

A correlação entre chá verde e DHT

A diidrotestosterona é um esteróide sexual e hormônio androgênico .É sintetizado a partir da testosterona em três locais diferentes do corpo: os testículos, a próstata e os folículos capilares.

O DHT também é o principal culpado quando se trata de queda de cabelo natural e gradual.

O problema é que esse hormônio basicamente adere ao folículo e se acumula sobre ele, sufocando lentamente o folículo piloso. Quando isso acontece, a queda de cabelo não fica muito atrás.

Felizmente, o processo geralmente é reversível e, uma vez que o problema seja resolvido, o cabelo volta a crescer.

A razão pela qual o chá verde pode realmente desempenhar um papel em tudo isso tem muito a ver com o fato de que seu composto principal é conhecido por sua capacidade de inibir certas enzimas . Nesse caso, a enzima responsável pelo armazenamento da gordura da dieta.

Essa é a principal razão pela qual o chá verde é tão popular entre quem faz dieta, e ele tem algumas qualidades clinicamente comprovadas que podem realmente desempenhar um grande papel no processo de perda de gordura.

Mas talvez ainda mais importante do que seu papel como um inibidor de enzima é sua capacidade de embotar a função do receptor de androgênio

Hormônios androgênicos, como DHT, se conectam aos folículos capilares por meio de receptores androgênicos. Para a maioria das pessoas, isso é bom; no entanto, aqueles com sensibilidade aos andrógenos apresentarão sintomas que levam à miniaturização do folículo piloso.

Se o chá verde embota a função do receptor de andrógeno, então logicamente ele pode ajudar a reduzir a sensibilidade dos folículos.