Alimentos anti-depressão: saúde mental em seu prato

ualquer pessoa que já sofreu de depressão sabe a devastação que essa doença pode causar.

Mas você já pensou na relação entre depressão e alimentação?

Na verdade, o que comemos (ou não!) Tem um impacto substancial no bem-estar mental. Uma boa dieta pode aliviar significativamente os transtornos depressivos.

Então, vamos revisar os alimentos anti-depressão.

Alimentos anti-depressão?

Sentir-se triste ou deprimido de vez em quando acontece com todos. Há dias em que você não quer nada.

Mas se esses sintomas persistirem, pode ser um sinal de depressão.

A depressão pode ter um impacto significativo na vida e não deve ser considerada levianamente.

A depressão é uma condição caracterizada por melancolia persistente, um sentimento de tristeza, bem como perda de interesse e prazer.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é a doença mais comum no mundo.

A depressão pode manifestar-se de diferentes maneiras e os problemas podem variar de pessoa para pessoa.

Aqui estão alguns sintomas comuns vistos na depressão:

  • Perda de interesse e prazer
  • Problemas de concentração
  • Perda de peso
  • Perda de libido
  • Cansado
  • Perturbação do apetite
  • Ansiedade
  • Problemas para dormir

A depressão pode ser causada por diversos fatores. Condições médicas, hormônios, estresse prolongado e trauma, todos têm um papel a desempenhar.

É importante compreender que a dieta e o estilo de vida também têm uma grande influência na depressão.

Há algum tempo, conversei com um psiquiatra sobre dieta e depressão.

Como psiquiatra, ela regularmente atende pessoas com depressão em seu consultório. Ela me disse que a primeira coisa que faz é testar seus pacientes para ver se há alguma deficiência de nutrientes.

Quando você sabe que certas deficiências de nutrientes estão ligadas ao desenvolvimento de depressão, parece bastante lógico.

No entanto, essa não é a norma e a maioria dos psiquiatras nunca submete seus pacientes a esses testes. Muitos médicos ignoram os fatores dietéticos.

Freqüentemente, procuraremos causas bioquímicas ou psicossociais: deficiência de serotonina, divórcio, morte, demissão, etc.

O problema é que, uma vez feito o diagnóstico de depressão, às vezes os antidepressivos são administrados sem que a pessoa perceba que sua dieta pode estar influenciando sua condição.

Não estou dizendo que seja sempre assim, mas é uma possibilidade. 

Além disso, não estou sugerindo que os antidepressivos e os tratamentos convencionais não ajudem as pessoas com depressão, muito pelo contrário.

No entanto, vale a pena estar ciente da conexão entre depressão e alimentação.

Separamos também para você um vídeo falando sobre dieta anti depressiva, veja a seguir:

Existem muitas evidências científicas para apoiá-lo. Dezenas de estudos de alta qualidade (RCTs) destacam a ligação entre dieta e depressão. Eles também são numerosos demais para listá-los todos aqui.

Um estudo de 12 semanas mediu o impacto de uma intervenção dietética nas doenças mentais. Ela comparou um grupo de intervenção a um grupo de controle. O grupo de intervenção mostrou melhorias significativamente maiores, conforme medido pela Escala de Avaliação de Depressão Montgomery Asberg.

Esta é a escala mais usada em psiquiatria para medir a gravidade e o curso da depressão. Além disso, o grupo de intervenção mostrou maiores melhorias no humor e na ansiedade.

Uma boa dieta pode aliviar significativamente os transtornos depressivos. Infelizmente, o inverso também é verdadeiro. A deficiência de nutrientes aumenta o risco de desenvolver depressão.

Vamos ver quais deficiências desempenham um papel em causar depressão e quais são os melhores alimentos anti-depressão.

Ferro

A deficiência de ferro é uma das deficiências nutricionais mais comuns em mulheres jovens. Essa deficiência pode levar a problemas de saúde.

Estudos mostram que a suplementação de ferro diminui significativamente a depressão pós-parto em mães jovens. A depressão pós-parto é uma forma de depressão que ocorre em mães jovens após o parto.

Também foi descoberto que quanto maior a deficiência de ferro, mais grave é a depressão. A melhor maneira de reabastecer seus estoques de ferro é comer carne vermelha (rica em ferro).

Você é vegetáriano? Nesse caso, opte por pão integral, macarrão integral, nozes e legumes. Tome vitamina C em todas as refeições. Isso promove a absorção de ferro.

Ômega 3

Um grande número de estudos mostra a importância dos ômega-3 para a saúde mental.

Vários estudos randomizados controlados com placebo mostram que aumentar a ingestão de ômega-3 e probióticos pode ajudar a reduzir os transtornos depressivos.

Infelizmente, muitas pessoas não o têm.

Como isso é possível ? Há várias razões para isso …

A primeira é que não estamos consumindo peixes gordurosos em quantidade suficiente, como salmão, cavala ou sardinha.

Em segundo lugar, nosso consumo de ômega-6 de óleos vegetais está cruzando os limites. O problema é que o ômega-6 “compete” com o ômega 3.

Os pesquisadores descobriram que consumir muito ômega-6 ou não consumir ômega 3 suficiente pode aumentar o risco de depressão.

Você pode resolver esse desequilíbrio removendo as gorduras vegetais (ricas em ômega 6) de sua dieta. Coma mais peixes gordurosos, ricos em ômega33.

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