Ajuda! Por que meu cabelo está caindo aos pedaços?

Ajuda! Por que meu cabelo está caindo aos pedaços?

Você entra no chuveiro e enxágue o cabelo. Você olha para o chão e o que vê? Um número bastante alarmante de fios que se desprenderam de seu couro cabeludo.

Talvez você até observe tufos de cabelo nas cerdas de sua escova após a escovação diária.

Onde quer que aconteça, a perda de cabelo excessiva pode ser uma coisa problemática de se lidar. Se você notou pedaços de cabelo caindo recentemente, veja o que pode estar acontecendo dentro de seu corpo e o que você pode fazer para tratá-los.

A ciência da queda de cabelo

Para entender a perda de cabelo, você precisa entender o crescimento do cabelo.

Existem três estágios no ciclo de crescimento:

  • Anagen. É quando o cabelo está crescendo ativamente em comprimento.
  • Catagen. É quando o cabelo para de crescer.
  • Telogen. É quando o cabelo repousa e, eventualmente, cai.

Cerca de 90% do seu cabelo está no estágio anágeno imediatamente, e essa fase de crescimento pode durar anos.

A fase de transição, catágena, é muito mais curta -frequentemente apenas algumas semanas -e o telógeno dura alguns meses .

Existem cerca de 100.000 folículos de cabelo germinando no couro cabeludo em média, e é comum perder até 100 fios por dia. Uma vez que um fio de cabelo individual tenha caído, o folículo se prepara para crescer novamente e todo o ciclo começa novamente.

No entanto, o ciclo pode ser interrompido por fatores como o envelhecimento e alterações hormonais , como a menopausa . Como você idade, alguns folículos não crescer o cabelo novo , levando a um olhar mais fino ou remendos calvos.

Algumas condições também podem levar a um desequilíbrio, onde metade dos cabelos na cabeça entrar na fase telógena derramamento.

Razões possíveis

Então, o que exatamente pode causar a queda de tufos de cabelo? Bem, existem muitos culpados em potencial e algumas pessoas podem ter mais de um problema em jogo.

Calvície masculina e feminina

Algumas causas levam à queda permanente do cabelo.

Calvície de padrão masculino e feminino é um deles. Uma das formas mais comuns de queda de cabelo, costuma ocorrer em mais de uma geração da família .

Os hormônios, assim como a genética, podem desempenhar um papel , levando a folículos menores que eventualmente param de fazer cabelo.

Os homens tendem a notar um recuo da linha do cabelo e manchas de perda de cabelo no topo da cabeça.

Para as mulheres, a queda de cabelo padrão resulta em queda de cabelo , principalmente na parte superior.

Estresse

O estresse – como o de um evento traumático, um problema de saúde (como cirurgia), perda rápida de peso ou gravidez – pode ser um grande fator no eflúvio telógeno .

Essencialmente, isso significa que há queda de cabelo temporária, onde mais fios de cabelo entram na fase telógena do que o normal.

Ele pode ser difícil determinar o estresse como a causa, como a perda de cabelo, muitas vezes não ocorre imediatamente, em vez de cair de 3 a 6 meses mais tarde. Dito isso, se você perceber que está perdendo tufos de cabelo vários meses depois de um grande evento como os mencionados acima, é provável que o estresse seja o culpado.

Dieta

Baixos níveis de ferro, zinco e vitaminasB12 e D têm sido associados à perda de cabelo. Todos parecem ter um papel em estimular o crescimento do cabelo ou ajudar na saúde do folículo.

Alopecia

A alopecia ocorre quando o sistema imunológico ataca os folículos capilares , resultando na queda do cabelo. Às vezes, o cabelo cresce sozinho.

Existem algumas formas de alopecia:

  • Alopecia areata. Este tipo causa manchas de calvície.
  • Alopecia totalis. Este tipo causa calvície completa na cabeça.
  • Alopecia universalis. Este é muito mais raro e faz com que todo o corpo perca todo o cabelo.

Distúrbio da tireóide

Tanto a tireoide hiperativa quanto a hipoativa podem fazer o cabelo cairFonte confiávelem grupos. Também pode andar de mãos dadas com doenças auto-imunes , como a alopecia.

Se não forem tratadas , as alterações hormonais causadas podem impedir o desenvolvimento de novos fios de cabelo.

Outras condições e medicamentos

As doenças autoimunes , como lúpus e infecções crônicas, também podem ser as culpadas.

Você também pode descobrir que medicamentos , como medicamentos de quimioterapia, retinoides, betabloqueadores e antidepressivos, podem causar queda de cabelo.

Em muitos casos, o cabelo volta a crescer quando você para de tomar o medicamento.

Saiba mais em: Follichair
Como tratar a queda de cabelo

De acordo com o NHS , a maioria das formas de queda de cabelo não precisa de tratamento. Isso porque uma grande quantidade de queda de cabelo é temporária ou natural devido ao envelhecimento.

No entanto, você pode precisar ser paciente. Pode levar meses para o cabelo começar a crescer novamente e ainda mais para ficar um pouco “normal” novamente (o que quer que isso signifique para você).

Dito isso, existem algumas abordagens que você pode tentar para controlar a queda de cabelo:

  • Cuide de sua saúde geral se a queda de cabelo for causada por seu estilo de vida. Tente garantir uma dieta balanceada com proteína suficiente (geralmente pelo menos 50 gramas por dia), vitaminas e minerais.
  • Trate seu cabelo e couro cabeludo com delicadeza , evitando o calor excessivo e o tingimento. Prefira produtos suaves e sem sulfato .
  • Se você deseja iniciar um tratamento específico contra a queda de cabelo, saiba que nenhum remédio é 100% eficaz . As opções incluem minoxidil (também conhecido como Rogaine ), um medicamento que pode ajudar a combater a queda de cabelo e retardar a calvície . No entanto, você deve usá-lo todos os dias para que seja eficaz – se parar de usá-lo, sua queda de cabelo será retomada.
  • Tente tratar a calvície de padrão masculino com finasterida (Propecia), que reduz o hormônio DHT para um crescimento extra e menor perda de cabelo.
  • Considere injeções de esteróides ou cremes e tratamento com luz ultravioleta (UV), que podem ter efeitos positivos .

Lembre-se: consulte um médico se seu cabelo estiver caindo em pedaços grandes. Eles poderão aconselhá-lo sobre quaisquer opções de tratamento eficazes.

Como evitar que o cabelo caia

Algumas formas de queda de cabelo são hereditárias ou causadas por doenças, portanto, não há uma maneira infalível de evitar que os pedaços caiam.

Mas não há mal nenhum em observar seu estilo de vida atual e fazer algumas mudanças, se necessário.

Essas mudanças podem envolver o combate ao estresse por meio de exercícios regulares ou da tentativa de rituais calmantes, como ioga ou meditação . Você também pode trabalhar para obter uma quantidade adequada de sono e nutrientes suficientes aumentando a ingestão de frutas e vegetais.

Tente tratar seu cabelo com cuidado também. Fique longe de ingredientes potencialmente agravantes, como álcool e ferramentas de calor secante.

O resultado final

A perda de tufos de cabelo pode ser particularmente angustiante. Mas sempre haverá um motivo subjacente, seja um problema de saúde, níveis de estresse ou genética familiar.

A melhor pessoa para ajudá-lo a encontrar a causa é um médico ou dermatologista especialista.

E lembre-se: a maior parte da queda de cabelo é temporária e, eventualmente, voltará a crescer.